Passado uns dias de nos encontrarmos naquele ecossistema completamente novo considerávamos que já estávamos completamente integrados, vendíamos cada vez melhor, já conhecíamos o que é que na vending machine era bom (não foi difícil visto que nada era bom), tirávamos cafézinhos a custo de 20 cêntimos e conhecíamos os comes e bebes de excelência da região (que consistia em 2 ruas).
Ainda não dominávamos apenas aquelas coisas que só a experiência traz, os procedimentos, aquelas coisas que são supostas ser mas vai se a ver e depois não são ou se são são completamente diferentes do suposto.Essas mesmo.
E foi aqui que começou tudo a azedar, ou pelo menos o primeiro azedume mais sério desde a nossa entrada dias antes.
Viemos nós a reparar no seguinte, nas pausas, normalmente, é aquela altura de conversa ou fumar um real cigarrinho e nós fazíamos ambas.Começamos então a apercebermos-nos que ninguém sabia ao certo o que andava ali a fazer, isto é, nós fomos contratados sob um modelo de trabalho onde deveríamos receber um X fixo mais um X sobre objectivos (patamares) e como é normal começamos a perguntar a este e aquele como era, se se recebia bem ou não, como era trabalhar ali etc.As respostas variavam como do dia para noite, se uns diziam que se fazia bem outros diziam que era o inferno na terra, se uns diziam que recebiam X outros diziam que recebíamos Y e outros ainda diziam que nós pagávamos em vez de receber.estas e outras respostas completamente diferentes levaram-nos a reparar numa única constante, ninguém sabia nem nunca tinha ouvido falar do tal modelo sob o qual nos contrataram, nem o nosso chefe.
Dirigimos-nos portanto a alguém mais acima na escala hierárquica (se nunca leram um livro chamado "A divina comédia" escrito por Dante Alighier onde são descritos os 9 círculos do inferno não leiam, venham para cá) que nos explicou que o modelo para o qual estávamos contratados só iria entrar em vigor talvez dali a um mês ou mais.Ficamos boquiabertos, demos por nos a trabalhar então num modelo que não conhecíamos sem nenhuma garantia de que iríamos passar para o outro.
Isto fez com que ao longo daquele mês todos os meus colegas de formação se despedissem menos uma que ficou posteriormente sempre comigo em tudo o que corremos.
Passado um mês e alguns dias quando eu próprio já pensava seriamente em me ir embora veio a noticia de que iríamos passar para o dito regime e assim se finalizou um dos muitos capítulos que nos fizeram suar.
Sem comentários:
Enviar um comentário