Boas noites pessoal, na continuidade daquilo que tenho vindo a escrever passamos hoje do extraordinário fenómeno que é a contratação para um ainda mais fantástico.
A formação...aaahhh a formação, como eu gosto dela, uma media de 3 dias stress free, onde um grupo de pessoas cheio de formidáveis expectativas conversam sobre o quão aquilo não e tão mau quanto parece e que até pode ser divertido, tão estúpidas.
Digamos que, se eu acreditasse em religião, a contratação equivale a vender a alma, a formação será o limbo antes de sermos mandados para o inferno.
Pois bem ela está dividida em 4 partes: Produto, técnicas de venda, side-by-side e formação on job.É dada com tal velocidade que faz o som ou a luz sentirem vergonha.
No produto é nos dado tudo aquilo que vamos vender (equivale a olhar durante um dia para um datashow a projectar uma infinidade de tabelas com subtabelas de preços características etc.) e são-nos "ensinados" todos os produtos que a empresa vende, just in case, de uma maneira que acabamos por não aprender nenhum, e somos forçados a aprende-los com a experiência.
Temos as técnicas de venda, o meu personal favourite, pela razão de que as pessoas que nos ensinam as técnicas , normalmente, não têm a mínima noção de como vender.Ensinam-nos que NUNCA se pode utilizar a palavra "não" com um cliente, aliás, até nos dão um exercício para transformar frases com a palavra "não" em frases do mesmo significado mas escritas de maneira diferente.Ensinam-nos que o cliente nunca tem razão, nós vamos contacta-lo não no sentido de lhe propor algo mas sim para lhe dizer que ele quer algo.Agressividade comercial (tantas vezes me apeteceu espancá-los com o telefone, portanto resultou).Ensinam-nos que visto ser telemarketing a voz é a nossa "cara" portanto deve estar sempre limpa e contente mesmo que nos apeteça cortar os pulsos na PA.
Posso dizer que considerando-me um muito bom vendedor não concordo com nada disto.
Side-by-side são 30 minutos em que estamos ao lado de comunicadores mais antigos a ouvir meia dúzia de chamadas e por fim formação on jobonde nos colocam a trabalhar e pagam-nos como se estivéssemos em formação sob o pretexto de quererem ver se somos bons.
São basicamente dias de não fazer nada, de pequenas noções que no futuro se vão ver desacreditadas, de felicidade de ter emprego, de fazer planos e de não saber que nos meses seguintes aqueles dias, aquelas pessoas , aquele sitio nos iria fazer querer desistir de praticamente tudo.
O que realmente interessa iria neste momento começar como vamos ver, tantas tramas, tantas mentiras, tantos alegrias e tristezas, frustrações e situações completamente impensáveis que pensámos uma vez escrever um livro sobre o que se passava lá, mas como foi uma ideia que morreu 2 segundos depois, peguei nela e transformei-a naquilo que este blog virá a ser.
Sem comentários:
Enviar um comentário