Boa noite minha gente, depois dos conceitos dados, do panorama geral ser visto quero começar a explicar-vos porque é que trabalhar num call-center equivale ao inferno na terra (pronto também tem coisas boas e eu ando já vai para 3 anos a tentar descobrir quais são).
Comecemos então onde tudo começa no "belo" mundo do outsourcing.
O que é uma ett, passo a explicar, uma ett (empresa de trabalho temporário) é muito basicamente um bode expiatório legal.Funcionando assim, um trabalhador é contratado por uma ett para ir trabalhar para uma empresa, a empresa paga á ett e esta por sua vez paga ao trabalhador.
Porque é que a empresa não contrata directamente o trabalhador e poupa em não ter de pagar á ett perguntam vocês?Por uma simples razão Imaginemos que hipoteticamente eu trabalhava na PT (muito hipoteticamente) esta paga á ett para me contratar, a ett ganha pois ao contrata-nos recebe uma percentagem sobre o ordenado de cada trabalhador, a PT por sua vez ganha pois corta todas as responsabilidades que poderia ter com o trabalhador, vejamos, se passarmos a efectivos a PT pode despedir-nos quando bem entender pois na realidade o nosso contrato é com a ett, trabalhamos com contratos renováveis automaticamente de 15 em 15 dias logo podem despedir-nos num ápice com qualquer justificação porque realmente nós legalmente quase que nem lá estamos.Por exemplo, se ficamos doentes e temos uma baixa para entregar eles podem-nos despedir.
É uma sinergia de duas empresas onde só o trabalhador perde, perde toda a segurança pois nunca se pode realmente contar com o trabalho que temos, Podem exercer uma pressão insuportável em todos os pontos, não se pode pedir um crédito por mínimo que seja e além do mais a ettainda nos retira uma percentagem para ela, praticamente estamos a pagar para nos tratarem desta maneira.
Todos num call-center trabalham assim, apenas o pessoal de cargos mais acima na cadeia hierárquica são dos quadros da empresa.
E este minha gente é o começo dos problemas, de fato, este é um dos menores problemas.
Sem comentários:
Enviar um comentário