sábado, 22 de outubro de 2011

A verdadeira realidade de um Call-Center


Em primeiro lugar, e para que entendam perfeitamente tudo o que se vai seguir, vou deixar aqui o panorama geral e alguns conceitos para que quem está de fora possa entender bem tudo aquilo de que vou falar.Á medida que me for lembrando de mais termos ou que pense ser necessário,escreve-los-ei aqui.
 Pois bem, como referi no comentário passado eu trabalhei em 2 call-centers no passado e encontro-me a trabalhar num outro há já um ano e meio aproximadamente.Todos têm algo em comum, são de operadoras de comunicações (não posso escrever os nomes porque em todos tive de assinar um contrato de confidencialidade e nem sabem como estes gajos levam aquilo assério) mas posso-vos dizer que o 1º onde estive era OPTIMO, já o 2º foi aqui da ZONA e onde estou neste momento é da mais conhecida de todos, aquela de Portugal...de que já todos fomos clientes.

Não será necessário dizer que já fiz inúmeras campanhas, que conheço tudo o que é produtos e promoções etc.. etc... Tudo o que há para saber, off the record ou não, eu sei, assim como todos os que lá trabalham á um número razoável de tempo.Onde estou é sem dúvida um dos maiores call-centers de Lisboa, pelo menos em tamanho e será sobre este principalmente que vos escrevo.

Em primeiro lugar alguns termos.

Script - Programa que permite "caírem" contactos da base de dados directamente no nosso computador para que nós os atendamos (na realidade nós não os atendemos, vocês e que os atendem e quando nos chegam vocês já atenderam e nos temos de estar sempre prontos para falar).

Callback - Como o nome indica são contactos que nós reagendamos para nós próprios, normalmente quando é uma situação de venda ou potencial venda, para podermos vender nós e ganhar com isso.

Campanhas - dentro do call-center há uma panóplia enorme de campanhas diferentes para todas as situações possíveis e imaginárias.

PA's - basicamente é um nome fino que dão ao cubículo que cada um tem com o computador e espera-se que seja o nosso "espaço pessoal".

Trabalhamos 8 horas/dia, 5 a 6 dias por semana, atendemos cerca de 400 chamadas por dia, imaginem estarem 8h ao telefone a tentarem impingir a alguém algo que eles não querem realmente e a ouvirem a resposta a isso.
Temos de estar 8h fechados a olhar para um ecrã que tem sempre a mesma imagem a dizer a mesma coisa, da mesma maneira, num espaço de um metro por um metro e meio a ouvir o ruído de mais 80 comunicadores só naquela sala e rezar para que sejamos bons que chegue para vendermos pelo menos melhor que metade deles.Até que os minutos parecem horas e as horas...bem parecem infinitas.

Ficam portanto com o panorama geral e no futuro aqui e ali mais algumas coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário